domingo, 24 de agosto de 2014

Análise da música Natasha

Natasha - Capital Inicial 

Tem Dezessete anos 
E fugiu de casa Às sete horas na manhã Do dia errado Levou na bolsa Umas mentiras prá contar Deixou prá trás Os pais e o namorado… 
Um passo sem pensar Um outro dia Um outro lugar Pelo caminho Garrafas e cigarros Sem amanhã Por diversão Roubava carros Era Ana Paula Agora é Natasha Usa salto quinze E saia de borracha… 
Um passo sem pensar Um outro dia Um outro lugar… 
O mundo vai acabar E ela só quer dançar O mundo vai acabar E ela só quer Dançar, dançar, dançar… 
Pneus de carros cantam… 
TchuruTchuruTchuru TchuruTchuruTchuru…(3x) 
Tem sete vidas Mas ninguém sabe de nada Carteira falsa Com idade adulterada O vento sopra Enquanto ela morde Desaparece antes Que alguém acorde… 
Um passo sem pensar Um outro dia Um outro lugar Cabelo verde Tatuagem no pescoço Um rosto novo Corpo feito pro pecado A vida é bela O paraíso é um comprimido Qualquer balaco Ilegal ou proibido… 
Um passo sem pensar Um outro dia Um outro lugar… 
O mundo vai acabar E ela só quer dançar O mundo vai acabar E ela só quer Dançar, dançar, dançar…(2x) 
Pneus de carros cantam… 
TchuruTchuruTchuru TchuruTchuruTchuru 

Natasha foi composta por Alvin L. e Dinho Ouro Preto. Foi em 2001 que a música Natasha se tornou um grande sucesso, mesmo ano em que a banda se apresentou na terceira edição do Rock in Rio para um público com aproximadamente 250 mil pessoas. Natasha foi também a música que impulsionou a banda a alcançar 1 milhão de discos vendidos. 

Imagem 


Esta música não se trata apenas sobre drogas e rebeldia. A Ana Paula, ou Natasha da música, é uma personagem simbólica, que é vivida por muitos adolescentes. A música fala sobre impulso “um passo sem pensar…” que alude principalmente ao princípio animalesco. A personagem da música sofre muitas consequências geradas pelas suas atitudes. Uma observação, é que pode-se dizer que o autor não dá um fim a história da personagem Ana Paula/Natasha.  
Pode-se levar em conta também a presença de dois personagens distintos. A Anna Paula seria a parte certa do personagem, em que todas as suas ações e atitudes são cabíveis a uma adolescente. Já a Natasha representa a rebeldia de muitos jovens e que é considerada um absurdo para a sociedade. A juventude é considerada a idade das opções, na letra da música Natasha percebe-se dois extremos criados justamente a partir das escolhas que a personagem teve durante a música. 
A partir do site olivrodosdias-interpretacao.blogspot.br podemos ver uma interpretação bem clara da música. Abaixo, alguns trechos: 

Ana Paula, [...] foge de casa, deixando pra trás tudo. Uma vida; seus estudos, sua casa, sua futura carreira ou qualquer indício de vida responsável...  Ana Paula, que se torna Natasha quando cai nas ruas, dá "passos sem pensar". [...]Natasha deixa rastros de garrafas, cigarros e badernas, acompanhada ou sozinha, sem pensar no futuro ou amanhã, rouba carros apenas por diversão. Seu ego infla com o caos, e com ele, aumenta o seu salto, e modifica seu estilo.  
Não se aborrece por futilidades, deixou uma vida pra trás! A vida em si já é fútil demais... Natasha só quer se divertir, e faz da sua vida uma diversão intensa... "O mundo vai acabar, e ela só quer dançar”[...] 
Natasha é mais do que outra personalidade. Tem outras personalidades, e tal como, outras identidades - com carteiras falsas e idade adulterada. Ana Paula tem sede de libido[...]  

Líder do grupo: Myllene Fernanda 


Um comentário:

  1. No meu íntimo, penso que essa Ana Paula foi uma fã! "passageira" que deixou "marcas" e que virou Natasha quando na frase da musíca...
    O vento sopra enquanto ela morde desaparece antes que alguém acorde.

    ResponderExcluir