terça-feira, 26 de agosto de 2014

Análise da música Fátima

Fátima - Capital Inicial
As três crianças (a morte, a fome, e a guerra) ele parafraseia a ilusão cotidiana, exarcebando no contexto a nulidade e efemeridade humana, cita apostasia, envereda pela crença numa fé morta quando cita Fátima (dita virgem) e hoje cultuada e idolatrada de uma forma econômica,caminha ainda pelas veredas do super homem pragmático citado por Friedrich Nietzsche no livro assim falou zaratustra quando cita as transformações do homem da sua pequenez diante dos desafios,e da aversão a esse Deus indolente e egoista. Disse sem dizer , falou pros raros, poucos são os que entendem…
A 1ª estrofe esele se refere a Época da ditadura nos países subdesenvolvidos que pegaram dinheiro emprestado dos EUA, buscando um “desenvolvimento” e manipulando seu povo achando que São Deus. Mais o que começa um dia acaba, como o esquema um dia acabou.
E AS AMEÇAS DE ATAQUE NUCLEAR, BOMBAS DE NEUTRÔNS NÃO FOI DES QUEM FEZ – há troca de prótons e eletrons, porém quando se manipulam os neutrôs, isso é feito pelo homem, se tem as bombas nucleares.
VOCÊS SÃO VERMES E PENSAM QUE SÃO REIS – “bichinho de Jacó” em Isaías 41:14 – foi uma expressão usada pelo Senhor Deus como uma palavra de amor ao seu povo.
TRÊS CRIANÇAS SEM DINHEIRO E SEM MORAL – as 3 crianças pobres que chegaram ao poder : Lenin, Stálin e Roosevelt.
NÃO OUVIRAM A VOZ SUAVE QUE ERA UMA LÁGRIMA E SE ESQUECERAM DE AVISAR A TODO MUNDO ELA TALVEZ TIVESSE NOME ERA FÁTIMA – o
3º segredo de Fátima nunca revelado, segundo dizem seria a 3ª Guerra mundial, onde:
DE REPENTE O VINHO VIROU ÁGUA – Seria o anticristo. Pois Cristo transformou o vinho em água.
E A FERIDA NÃO CICRATIZOU – a 3ª Guerra seria de bombas nucleares onde ninguém irá ressucitar e o limpo ficará sujo por gerações com material radioativo.
Capital Inicial é uma banda de rock brasileira formada em Brasília, Distrito Federal, em 1982, depois que o grupo Aborto Elétrico encerrou as atividades, dando início também à banda Legião Urbana. A banda é composta pelo vocalista e guitarrista Dinho Ouro Preto, o baixista Flávio Lemos, seu irmão o baterista Fê Lemos, o guitarrista Yves Passarell e, pelos músicos de apoio Robledo Silva (teclado e violões) e Fabiano Carelli (guitarra e violão). Nos últimos anos sofreu grandes modificações em seu estilo, tendo como maior influência o rock inglês.
Crítica, simples, bem estruturada, bem cantada e tocada, e sucesso. É tudo o que eu posso dizer da música que será interpretada. Fátima, foi escrita por Renato Russo e com sucesso na época do Aborto Elétrico. Cantada atualmente por Dinho, envolve-se o mito, de que Fátima foi escrita em cinco minutos, o que é admirável, uma vez que é uma das mais belas canções de Rock Nacional, nos anos 80, sendo crítica à sociedade e religião, além claro, do modo de vida de todos da época. Bom, primeiramente, quando falamos de interpretação, falamos de visões particulares e nem por isto certas ou erradas, creio que nem o autor de uma obra qualquer detenha a única interpretação plausível. Falando especificamente de Fátima, existe uma crítica tanto à religiosidade passiva, que torna o homem mero espectador da ação divina ao invés de responsável por seu próprio arbítrio, como também ao espirito capitalista presente em todos nós, na prisão excessiva que impomos à nossa mente, apensa unicamente a problemas cotidianos, que ganham espaço em detrimento da espiritualidade e senso ético, este, que vai morrendo no ser humano condicionado, fazendo da dita realidade a maior alienação. Existe também um discurso contra o orgulho dentro do saber científico no trecho: "Continuam só fingindo que o mundo ninguém fez". Esta parte é encerrada com a defesa do criacionismo na frase: "Mas acontece que tudo tem começo", continuando "Se começa um dia acaba, eu tenho pena de vocês" refletindo sobre a efemeridade do próprio homem enquanto ser físico. A partir daí posiciona as consequências da inteligência desprovida de moral, como os ataques nucleares, bombas de neutrons e coloca o homem como vítima do próprio homem quando diz que alguém um dia vai se vingar. O autor se coloca como alguém que tirou o proveito da ciência, mas sem confiar que ela seja a única razão na frase: "eu já sei o que preciso saber e agora tanto faz". Para encerrar a composição, Renato Russo cita mistérios de Fátima como se estivesse fazendo uma mera narrativa católica, onde creio que seja uma forma disfarçada de dizer que temos muitos chamamentos suaves feitos por Deus, mas somos crianças no conhecimento real, sem riquezas de espírito e sem moral para compreender estes sinais sutis.
Líder do grupo: Amanda C.



6 comentários:

  1. Caraca Muito bem elaborada parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Será que o Renato russo pensou sobre tudo isso antes de compor a letra? Simplesmente genial tanto a letra original quanto a interpretação....

    ResponderExcluir
  3. Só uma adendo, Cristo transformou água em vinho", na música diz que "de repente o vinho virou água", ou seja, o inverso, falsos sinais, características do "anti-cristo" que irá se levantar de fato contra tudo o que é de Deus.

    ResponderExcluir
  4. Sou Católica Apostólica Romana e praticante. Essa música sempre me arrepia até a medula! Genial!

    ResponderExcluir