domingo, 24 de agosto de 2014

Análise da música Primeiros Erros

Primeiros Erros - Capital Inicial 

Meu caminho é cada manhã 
Não procure saber onde vou 
Meu destino não é de ninguém 
E eu não deixo os meus passos no chão 
 
Se você não entende não vê 
Se não me vê não entende 
Não procure saber onde estou 
Se o meu jeito te surpreende 
 
 
Se o meu corpo virasse sol 
Minha mente virasse sol 
Mas só chove, chove 
Chove, chove 
 
Se um dia eu pudesse ver 
Meu passado inteiro 
E fizesse parar de chover 
Nos primeiros erros 
Meu corpo viraria sol 
Minha mente viraria sol 
Mas só chove, chove 
Chove, chove (2x) 
 
Meu corpo viraria sol 
Minha mente viraria 
Mas só chove, chove 
Chove, chove 
Meu corpo viraria sol 
Minha mente viraria sol 
Mas só chove, chove 
Chove, chove 


Análise da letra 

O verso “O meu caminho é a cada manhã, não procure saber onde estou”, nos passa a sensação de que o “personagem da história” não vive uma rotina e seu caminho é decidido a cada manhã, cada dia é uma surpresa pra ele próprio. E não é para as pessoas se preocuparem com sua vida ou procurar saber por onde anda, pois seu destino não é de ninguém e todas as escolhas e decisões, somente o pertence, por ser independente. 
Ao dizer “Se você não entende, não vê, se não me vê, não entende. Não procure saber onde estou, se o meu jeito te surpreende”, ele transmite a ideia de que não o vemos vivendo para podermos entender seu jeito de levar a vida. Por isso as pessoas se surpreendem com suas atitudes.  
O Sol representa a perfeição, e a chuva, em contraste, representa os erros. Ao mencionar “Se o meu corpo virasse sol, se minha mente virasse sol, mas só chove, chove...”, nos é nítida a frustração do eu lírico ao pensar que se ele fosse perfeito, tudo poderia ser diferente. Mas sabe que não é, e com essa imperfeição, vêm os erros. 
No refrão “Se um dia eu pudesse ver, meu passado inteiro e fizesse parar de chover nos primeiros erros. Meu corpo viraria sol, Minha mente viraria sol. Mas só chove, chove...”, é que notamos a mensagem que a música nos quer transmitir. Porque, se um dia pudermos ver nossos erros cometidos no passado e conseguirmos mudá-los (desde os primeiros erros), nossa vida seria melhor e bem diferente. Tudo seria perfeito. Mas a realidade não é essa. Os erros que foram cometidos permanecem. 
Portanto, a letra fala de uma pessoa que errou muito no passado e agora vê que esses erros não podem mais ser evitados. A chuva e o sol são as metáforas bem utilizadas para falar dos erros e acertos. Por mais que essa pessoa tente voltar ao passado (o que é impossível) e ser sol (acertos), irá chover (erros). 
A história da música é uma lição de que não podemos voltar ao passado, por isso temos que procurar acertar sempre, para que as consequências não venham no futuro. 

Líder do grupo: Alessandra Braich




Nenhum comentário:

Postar um comentário